Powered By Blogger

segunda-feira, setembro 17, 2012

A GAMELA LERÊ RÊ...

Após a re-estreia do espetáculo GENNESIUS, no último fim de semana, (Foi lindo demais da conta!) eis que o menino Genésio, agora homem feito, volta para Arrelia e abre espaço para a saga do menino Francisco, o "Anjim" de alma tão bela que dá luz e vida à história do AUTO DA GAMELA.

Também integrando a programação do Finorepertório, uma das Ações do Projeto Afinações, promovido pela Finos, o espetáculo foi montado em 2007 e já foi representado em Salvador, Vitória da Conquista e em outras cidades do interior da Bahia, a exemplo de Paulo Afonso e Caetité.

Após mais de dois anos, o AUTO entra em cartaz novamente a partir da próxima quinta-feira, dia 20 de Setembro de 2012, no Teatro Martim Gonçalves - Escola de Teatro da UFBA, às 20h.

AUTO DA GAMELA - Foto: Jade Prado
O texto do AUTO é da década de 1980, de autoria de Carlos Jehovah e Esechias Araújo Lima, amigos da Finos e artistas importantes para a cultura viva e presente nos interiores do Brasil.


AUTO DA GAMELA - Foto: Jade Prado


Por se tratar de uma obra literária, o texto foi  adaptado para a encenação. O trabalho foi feito por Roberto de Abreu, que dirige o espetáculo, e Esechias Araújo Lima, um dos autores da obra.







Integrando a programação do próximo fim de semana, no dia 22/09 (sábado), às 17 horas, no Foyer do Teatro Martim Gonçalves, acontecerá o Lançamento do Livro GENNESIUS- Histriônica Epopéia de Um Martírio em Flor.

O texto dramático da peça foi um dos quatro finalistas do Concurso Luso-Brasileiro de Dramaturgia  "Antônio José da Silva" promovido pela FUNARTE e pelo Instituto Camões de Portugal, em 2009. Em 2010, foi vencedor do 11º Concurso de Obras Artísticos -Literárias - Prêmio Professora Zélia Saldanha e foi vencedor na Categoria Dramaturgia, ganhando então a sua primeira publicação através da EDUESB, Editora da Universidade Federal da Bahia.

Então tá!
Em resumo, o Projeto AFINAÇÕES promoverá mais um fim de semana movimentado!

Os Finosos aguardam por você nas dependências do Teatro Martim Gonçalves - Escola de Teatro da UFBA.

Evoé ao AUTO DA GAMELA!

Serviço:

O QUÊ? Finorepertório - AUTO DA GAMELA/ Lançamento do Livro GENNESIUS
ONDE? Palco Principal e Foyer do Teatro Martim Gonçalves - Canela
QUANDO? 20 a 23 de Setembro de 2012 (De quinta a domingo!) - Espetáculo/ 22 de Setembro (Sábado) - Lançamento do Livro
QUE HORAS? 20 horas -  Sessões do AUTO/ 17 horas - Lançamento
QUANTO? R$ 10,00 (Inteira) / Para o Lançamento, a entrada é franca!
REALIZAÇÃO: Finos Trapos Produções


Um comentário:

  1. Há um tempo vim aqui agradecer ao Grupo, a oportunidade que tive em assistir o espetáculo Gennesius. Pois fiquei encantado com tamanha simplicidade- não por ser um espetáculo simples - e poesia, onde ha todo momento estava sendo convidado a ser transportado ao meu interior e ver os sonhos das pessoas, as gambiarras e os embalasses.
    Mas agora não venho falar de Gennesisus, até porque já o tenho em “casa”! Vim cumprir o meu papel de grande fã do grupo, fã em vários pontos, o primeiro é pela história, pela trilha que tiveram; segundo por saber que vem de “dentro”- interior - da Bahia; terceiro pela a escolha da temática estética que o grupo fez, sem esquecer-se das diversas estéticas que existem, tanto não esquece que brinca com elas em cena.
    Hoje venho falar da Gamela em seu Auto, falar que o grupo mais uma vez me encantou fazendo-me admirá-los ainda mais! Belíssimo o cuidado para com os elementos teatrais que dialogavam todo o tempo, o cenário que se montava, o figurino carregado de chão, a iluminação que mais uma vez nos reporta – sensações - às questões climáticas e alteridade. O cuidado com os estereótipos em cena, o jogo bem marcado dos atores e suas partituras corporais carregadas de poesia.
    Na Universidade venho pesquisando a Folia de Reis, buscando o sentido, a espetacularidade, e as dinâmicas corporais para o desenvolvimento corporal do ator para o (ou no) ensino de teatro e construções de cenas. E assistir a Auto da Gamela foi para mim uma contribuição de visualizar possibilidades, ideias e caminhos.
    Parabéns a todos da Finos: Roberto de Abreu, Frank Magalhães , Polis Nunes, Ricardo Fraga, Shirley Ferreira, Yoshi Aguiar, Daisy Andrade... Muito contente e agradecido!

    ResponderExcluir

Comente aqui... Para os Finos será um prazer saber a sua opinião....