Powered By Blogger

sexta-feira, julho 08, 2011

DAS PAUSAS E RECOMEÇOS... Pela Finosa – Polis Nunes


E eis que “Berlindo” se encontra em uma PAUSA DRAMÁTICA!
Hoje é dia 23 de Junho de 2011, é feriado, muitos viajaram, poucos ficaram em Salvador, é São João, a Festa Cultural que marca o meio do ano para muitos. São João bom é nos interiores!

Dizem né? E eu concordo...
Bem,  “Berlindo” é só uma das nossas muitas pautas, no início do mês, dia 04 de Junho, completamos 08 anos de atuação no cenário das Artes Cênicas na Bahia, e eu pouco tempo tive para registrar através da escrita, esta data tão importante para nós, fiz um texto singelo como de costume e enviei à todos os FINOSOS por email, e confesso que me esforcei bastante, por pouco não o fiz, as inspirações são muitas, mas da inspiração para a ação de escrever, às vezes o caminho é longo.
O aniversário foi bem bacana! A data foi comemorada com a realização de uma edição do FinoCafé, a mais nova empreitada do Grupo que consiste em montar a estrutura de um Café no Foyer do Teatro Martim Gonçalves na Escola de Teatro da UFBA. A nossa velha e boa casa que sempre nos acolhe tão bem e o lugar do qual, nós, no fundo, nunca deixamos de pertencer. A ação vem acontecendo com o importante apoio do atual diretor da Instituição, o nosso querido Professor Daniel Marques, e com a simpatia e receptividade de grande parte dos professores, funcionários e alunos da Escola.  
Dia 04, foi tipo uma Edição Especial, estávamos todos lá, exceto os que residem fora de Salvador e que infelizmente não puderam se fazer presentes. Além de muitos amigos, a  parceira Adriana Amorim, artista, atriz, professora de teatro, integrante de grupo, conquistense e blogueira (Quase jornalista! Risos!) também estava lá para registrar a data e publicar a aventura em seu famosérrimo blog artedeespectador.blogspot.com. Quem desejar conferir a cobertura e o texto feito por “DRICA”, está tudo lá no BLOG dela, é só acessar!

(Olha o merchandising! Risos!)
Foi uma festa muito bacana! Quem foi gostou e não se arrependeu, nós nos divertimos muito e valeu muito a pena! Por algumas horas nos desintegramos dos cansaços e desenganos, das lamúrias e tristezas insistentes e dos planos que constantemente precisamos revisar.
Devo dizer que estes últimos meses foram singulares na Finos, o Grupo hoje é o que nós fazemos dele a cada semana, a cada dia, a cada realização de FinaReunião, encontros que às vezes tomam os rumos mais inusitados. Às vezes é divertido e às vezes é preocupante assumir isso.
Na última terça, dia 21 de junho, nós promovemos na FINOS uma avaliação do primeiro semestre de 2011.
Foi importante fazermos a avaliação, o Grupo está crescendo, seguindo os movimentos, se adaptando, ora moldando-se ora recusando os padrões, somos frutos da nossa maturidade e o nosso desafio se revela para nós quase que diariamente.
Continuar a fazer TEATRO! Eis a questão... (Olha o Shakespeare aí gente!)
O teatro que a gente acredita é o mesmo que “vende” nesta sociedade consumista e sem tempo para pensar nos valores que tem investido esforço?
E o que é pensar na Cultura como produto e vinculá-la aos sabores e dissabores do que muita gente não entende mas que faz parte da vida de todo mundo?
Eu elegeria à princípio duas coisas: ADMINISTRAÇÃO, que tem a ver com planejamentos, projetos, passado, presente e futuro e ECONOMIA que se relaciona com o fomento, manutenção, sustentabilidade e a preservação do patrimônio construído.
Ave! Que coisa séria isso se tornou!
A Finos permanece, nossa finalidade é a luta (Acho que eu já escrevi isso!) e continuaremos. Abriremos o próximo semestre dia 30 de Junho com uma Reunião de Planejamento, onde trataremos de organizar as ações que pretendemos realizar, as respostas que esperamos receber (E são muitas!), as continuidades e as novidades que almejamos.
Vida longa para a Finos!
Boas Festas Juninas para todos!
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui... Para os Finos será um prazer saber a sua opinião....