Por Francisco André
Edição: Polis Nunes
Edição: Polis Nunes
Mais um semestre de muito trabalho chegou ao fim na semana passada. Hora do Grupo se organizar, planejar o semestre vindouro e fazer um rápido balanço do que foi produzido.
![]() |
Foto: Francisco André |
Em geral, o público que aprecia espetáculos de teatro de um grupo de trabalho continuado, como é o caso da Finos Trapos, pouco sabe sobre todo o percurso necessário até o acontecimento do fenômeno teatral.
Horas à fio dentro das Salas de Ensaio e nas mesas em longas Reuniões de Produção, em articulações meticulosas com todos os setores que compõem a maquinaria cênica (Indumentária, cenografia, iluminação, divulgação...), sem falar na "Odisseia Histriônica" à procura de parceiros e financiadores que viabilizem a execução dos Projetos...
Horas à fio dentro das Salas de Ensaio e nas mesas em longas Reuniões de Produção, em articulações meticulosas com todos os setores que compõem a maquinaria cênica (Indumentária, cenografia, iluminação, divulgação...), sem falar na "Odisseia Histriônica" à procura de parceiros e financiadores que viabilizem a execução dos Projetos...
Ufa! Só de citar assim "en passant" já bateu um cansaço...
Mas aí vai um recado para os finosadmiradores: Nem só no palco vive a Finos!
Apesar de não termos circulado na capital com nosso repertório de espetáculos, esse semestre foi muito produtivo. Nos bastidores, inclusive, estamos nos debruçando sob o novo produto cênico que tem data de estreia prevista para Novembro.
Desde o ano passado estamos nos adaptando ao novo método de organização logística (Membros fixos na capital baiana e volantes no interior!) e institucional (Temos nossa própria Produtora - a Finos Trapos Produções Culturais e Artísticas Ltda.). No contexto atual da cena brasileira, onde poucos se dão ao luxo de se auto-sustentarem através de bilheteria, é praticamente impossível um grupo de teatro dedicar-se apenas à sensibilidade e delicadeza da criação artística sem se envolver com as políticas culturais e metodologias de captação de recursos (Editais, Prêmios, Apoio Institucional, Patrocínios, etc) nas esferas pública e privada. Boa parte do tempo da Finos é dedicada às demandas geradas por esta que se configura como a gênesis de qualquer Projeto.
![]() |
Foto: Jade Prado |
Para além das demandas burocráticas, 2011.1 foi também um período fértil para o espírito criativo e de grandes novidades!
A mais recente delas foi a execução do FINOCAFÉ, realizado durante os meses de maio e junho no Foyer do Teatro Martim Gonçalves (Escola de Teatro da UFBA-Canela) em comemoração aos oito anos de fundação da Finos. Misturando café com teatro O FINOCAFÉ é um capítulo à parte da nossa história. (Risos)

A outra foi (E ainda é, pois ainda estamos em processo!) a estreia de Yoshi Aguiar à frente da direção artística do nosso novo espetáculo: BERLINDO. O seu talento e liderança já constatado em seus personagens e na concepção/execução de seus cenários, agora poderá ser constatada nesse novo trabalho. Esta será não apenas a estreia do diretor como também a inauguração da Finos Trapos no desafiador universo do Teatro de Rua. Se programem: Em novembro, diferentes espaços públicos de Salvador irão receber o espetáculo. Aguardem!
![]() |
Foto: Divulgação do Espetáculo "Campeões do Mundo"! |
Depois de alguns anos de paquera e "troca de figurinhas" Thiago Carvalho - ator, produtor, bacharelando em Artes Cênicas pela UFBA (2010) e colaborador da Finos em muitos Projetos - em fevereiro de 2011 passou definitivamente a integrar o corpo do Coletivo de Teatro Finos Trapos. Já era tempo! Esta foi, sem dúvida uma das principais novidades do ano. Seja mais que bem-vindo!
Nova Casa!
Depois da tão movimentada Residência no Espaço Xisto Bahia que durou de 2009 a 2010, a Finos rompeu 2011 com casa nova. Desde fevereiro passamos a ser Grupo Residente da Aliança Francesa na Ladeira da Barra. O objetivo da Instituição é estreitar os laços com a linguagem cênica local proporcionando um intercâmbio desta com a literatura dramática francesa. Muito podemos esperar dessa parceria!
Mas o melhor ainda está por vir, pois o semestre que se inicia promete muito mais que o primeiro. Fiquem atentos!
![]() |
Foto: Jade Prado |
Acessem também: www.facebook/ finostraposproducoes