“Dacriseurbanaederelaçõespassa-separaosagradoeoprofanoemunião para“saberoquesequereondepretendechegar”, FinosviajahorrorespeloBrasil,deavião, daí vai-separaacoisadepartirquandonãosedámaisparacolher, esperarqueostemposmudem, aindanoataque,passaaoprazerdedançarcantarecontarhistórias, seguraqueéprêmiobraskemdeteatro, cincoindicaçõesem2007, finosseaproxima, fasecabeção, umanoeoitomesesmontandogennésius, quedeságuaemMeca!!!GOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL...”
Da Finos!!! Ui...
Todo mundo sabe, aliás, todo artista de teatro sabe: não é fácil viver de TEATRO no Brasil, por conta dessa dura realidade muitos tentam e, diferente dos persistentes, (Mas é persistente mesmo, sem cessar!) desistem e às vezes deprimem-se.
Hoje, arrisca-se afirmar que os membros do Grupo de Teatro Finos Trapos não alimentam muito o sonho de viver de TEATRO, mas na verdade tudo depende de COMO É esse viver de teatro. Isso é muito relevante, de fato!
Os Finosos, os Trapistas, os Finostrapianos, dão muita ração, suprimentos, vitaminas, sais minerais e barras de cereais para o sonho de continuar a fazer TEATRO, mesmo que não seja do jeito que se quer, do jeito que poderia ser, mas tão importante quanto sonhar, é fazer.
E eles fazem!
Há sete anos, nasceu a idéia feliz de continuar a fazer e investir num teatro feito e pensado em GRUPO, como no interior, prenhe de sonhos, mesmo que parte deles, a princípio parecerem ser utópicos demais.
Mas sem sonho, não se vive!
Quem poderia imaginar que os “finolenses” subiriam ao palco do Teatro Castro Alves (O palcão!) junto a um dos seus integrantes para receber o Prêmio Braskem de Melhor Direção para o espetáculo AUTO DA GAMELA em 2007?
Aonde que viajar de avião para a maior cidade do país carregando quase 300 Kg de bagagem passava pela cabeça deles?
O que significa receber indicações para todas as categorias do 1º Festival que eles participam, e ser contemplados com oito delas?
Porque quando a chuva destruiu todo o cenário de um espetáculo construído por madrugadas a fio, eles não “largaram para lá”?
São fatos apenas! Muitas dessas perguntas nunca tiveram suas respostas pensadas... Deixa estar, vamos fazendo! É legal...
Chega um tempo que é preciso refletir sobre a prática, sobre o fazer, pesquisar, discutir, pesquisar, discutir, pesquisar, discutir... Isso eles também fazem. Ok!
Contar uma história pode ser fácil ou difícil, depende muito do caminho que se escolhe para o fazer, os teóricos da comunicação dizem que existe uma tal de imparcialidade que é extremamente necessária para aquele que pretende não se envolver emocionalmente com o assunto narrado.
Hum... Sei não! Acho que essa tal imparcialidade não existe, é utópica!
Sete é um número decente, carregado de significações, relações, interpretações...A Finos atualmente encontra-se experimentando uma fase necessária, de organização interna. Depois da estréia do seu último espetáculo, GENNÉSIUS, em novembro de 2009, o Grupo esteve em Vitória da Conquista (Com Gennésius!) e voltou a se apresentar em março passado no Marco do Teatro promovido pelo Espaço Xisto, local onde a Finos desenvolve o FINOS TRAPOS Abrigo e Morada.
Carinhosamente e em espírito de brincadeira, os membros denominam essa tal fase, que vem, vai e volta, de Fase Cabeção: Escrever Projetos para captar recursos, reuniões, reuniões e mais reuniões (Nada de ensaios!), Oficinas, Leituras, Pensar e Refletir sobre a Fina Prática de ser e estar, um Grupo de Teatro atuante, de Produção Continuada, em Salvador, na Bahia. Pois é! Eles estão em Fase Cabeção! Só Deus e São Genésio sabe até quando... E o que é SER um FINOSO? Um TRAPISTA? Um FINOLENSE? Não tem preço!(Desculpa aê viu Mastercard!) Não está no Aurélio e nem no Houais, talvez sejam termos desconhecidos da Língua Portuguesa, ainda não chegou na ABLT... Ô gente! As palavras não são a única forma de expressão humana, existe muita coisa no mundo que não dá para explicar com elas, e ser FINO da FINOS é uma dessas coisas. Alguém aí consegue resumir em no máximo cinco linhas O QUE É SER FINOSTRAPOS? Fique à vontade! O espaço é seu! ... Desejo a vocês, mais uns 20 anos de continuidade, principalmente naquilo que “voismecês” mais acreditam, e que pode ser diferente, o que nos une é o fato de acreditar, cada um do seu jeito. Acreditar na vida, na arte, no teatro, no artista, na FINOS. Acreditar que sempre sobreviveremos às crises, que superaremos as saudades, as ausências, as depressões, os vícios, as TPMs, as vaidades epicenas. Que venceremos a burocracia que emburrece e embrutece o fazer artístico no nosso estado e no nosso país, o FCBA, a JUCEB e a Receita Federal. Que podemos ir além, que queremos ir além... Né? Aqui peço licença para deixar a tal da imparcialidade que “tentou” reinar nesse texto e assumo o prazer e deleite que sinto ao redigir essas palavras, me assumo como FINOSA de coração, que ofereço pés e mãos para carregar esse nosso patrimônio cultural e imaterial, que é nosso, para nós e para o povo, conquistado com muita fé, persistência e perseverança. Isso também nos une e nos fortalece.
Mais uma vez, VIDA LONGA a Finos! Muita LUZ, que São Genésio nos abençoe e nos ampare nessa labuta que é ser ARTISTA, ser FINOARTISTA. Parabéns amigos, parentes, irmãos! Eu os AMO MUITO do meu jeito e espero que aceitem de bom grado essa simples homenagem que vos faço. Polis Nunes (Atriz integrante do Time Grupo de Teatro Finos Trapos, camisa 12) Pergunta: Quem é o TÉCNICO? Rsrsrsrsrsrsrsrs... Salvador, 04 de Junho de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui... Para os Finos será um prazer saber a sua opinião....