Powered By Blogger

quarta-feira, março 28, 2012

Resultado do Processo Seletivo - Oficinão Finos Trapos


Prezados!

Divulgamos a seguir, a lista de candidatos selecionados para participar do OFICINÃO FINOS TRAPOS 2012. 
Depois de receber os currículos, realizamos processo seletivo levando em consideração os critérios de seleção anteriormente informados. 
Em virtude do grande número de inscrições recebidas, 54 (cinquenta e quatro) no total, ao longo de doze dias, optamos por contemplar 30 (trinta) candidatos para esta edição do OFICINÃO.

Nome
01
Aldren Lincoln
02
Alex Matos
03
Alex Nascimento
04
Aloma Pelizzari
05
Beto Cerqueira
06
Camila Jalaiye
07
Carla Bastos da Silva
08
Cleber Meira Santos
09
Danilo dos Santos Silva
10
Fernanda Avelar
11
Franclin Rocha
12
Gleisiane Pereira
13
Helen Duraes
14
Isis Maria Gledhill Barreto
15
Ivânea Costa Carneiro
16
Joana Mourão
17
Kadu Fragoso
18
Leonardo Monteiro
19
Luciano Monteiro
20
Liz Novais Pinheiro
21
Luís Moreira Argôlo
22
Marcos Cosme Marcelino
23
Marcos Dias
24
Maruan Sarraf
25
Merjory Kênia Pereira de Jesus
26
Pietro Leal 
27
Polyana Riquelmy

28
Ricardo Andrade

29
Sara Jobard

30
Saulus Castro Bomfim



Os 30 (trinta) candidatos selecionados deverão comparecer ao nosso primeiro encontro, que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 02 de Abril de 2012, às 19 horas no Espaço Ensaio, localizado à Rua Leovigildo Filgueiras, nº 58, Edifício Pêssego – Garcia (Em frente ao Mercadinho CRISBONI!).
O não comparecimento no primeiro dia da Oficina acarretará em exclusão do OFICINÃO.

Cordialmente,

Finos Trapos Produções!

Maiores Informações e Esclarecimentos:

(71) 9955-7819 – Francisco André
(71) 8752-9167 – Frank Magalhães
(71) 9211-4817 – Daisy Andrade




Encerradas as INSCRIÇÕES para o OFICINÃO!

Terminaram ontem, dia 27 de Março, as INSCRIÇÕES para o OFICINÃO FINOS TRAPOS!

Até o próximo dia 29 de Março, divulgaremos a lista dos canditatos selecionados para esta edição do OFICINÃO.
Projeto Afinações 2012 - Foto: Polis Nunes


Em doze dias de inscrições, recebemos mais de 50 currículos, o que foi muito surpreendente para nós! Tal fato fez com que repensássemos o número de vagas, ampliando o número das mesmas para 30 (trinta).

Aguardem a divulgação da lista dos contemplados, aqui mesmo no BLOG FINO!

Os candidatos selecionados também receberão um e-mail com informações detalhadas sobre o início das atividades!

Muito Boa sorte à todos!

Polis Nunes - Assessoria de Comunicação Finos Trapos Produções
(71) 9602 0765

domingo, março 18, 2012

O OFICINÃO FINOS TRAPOS - Detalhes

Oficinão Finos Trapos - Edição 2008 - Mostra "Escravos de Jó"(Vitória da Conquista)


Francisco André

A vontade de democratizar e compartilhar o seu “fazer” teatral, sistematizado em quase nove anos de trabalho, discutindo alguns princípios de sua metodologia de criação nas áreas de dramaturgia, produção cultural, criação e manutenção de repertório de espetáculos, e a sua rotina de trabalho em grupo, foi a principal motivação para que o Grupo de Teatro Finos Trapos idealizasse o “Oficinão Finos Trapos”, ação integrante do Projeto “Afinações”, contemplado no Edital – Demanda Espontânea 2011 do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.
A ação foi desenvolvida pela primeira vez em Vitória da Conquista no ano de 2008, em razão da execução do Projeto "Auto da Gamela Temporada 2008" contemplado com o Prêmio Carlos Petrovich da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Ao todo, 35 jovens durante trinta dias de atividades ininterruptas, totalizando uma carga horária de 64h, participaram de um intenso processo de pesquisa e sistematização de conhecimentos sobre as Artes do Espetáculo, além da vivência sensível e poética sobre teatro de grupo e criação dramatúrgica.
Cartaz da Mostra "Escravos de Jó" - Resultado do Oficinão 2008

O primeiro Oficinão Finos Trapos culminou em uma Mostra Cênica intitulada "Escravos de Jó: Fragmentos de um Discurso", que versava sobre a arte do ator e as agrúras do fenômeno da criação. A ação revelou diversos talentos conquistenses que até hoje movimentam a cena teatral da cidade. Outros alçaram vôos mais ousados, e hoje seguem como estudantes dos cursos de Artes Cênicas de algumas Universidades, a exemplo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Univesidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) -Campus Jequié. Os resultados obtidos na primeira edição do Oficinão, impulsionaram a Finos a incorporar a ação no AFINAÇÕES.
A nova edição desse curso de formação terá uma carga horária de 30 horas, oferecida gratuitamente a atores e encenadores, com experiência mínima comprovada no ramo das Artes Cênicas. Será composto por aulas práticas e teóricas distribuídas em três módulos de abordagem, a saber: 1.“Preparação do Ator e Rotinas de Treinamento em Teatro de Grupo”; 2. Improvisação para o Teatro: Por uma Dramaturgia da Sala de Ensaio; e 3. “Reflexões sobre a Prática - Captação de Recursos no Sistema de Produção Continuada”.  Todos esses módulos convergirão para o objetivo final de realizar uma Mostra Cênica de encerramento, que será aberta ao público.   

Membros do Grupo que compõem o elenco do Espetáculo de Repertório Gennesius/ Foto:  Roberto de Abreu


EMENTA DO OFICINÃO

Atividade pedagógica de formação de atores e vivência de um processo de criação. Tem o intuito de experimentar, num sistema de oficina de teatro, o processo de criação colaborativa a que a Finos Trapos se propõe a desenvolver, resultando na construção de uma Mostra Cênica. Serão aulas teóricas e práticas distribuídas em três módulos de abordagem que versarão sobre os princípios que fundamentam a sua filosofia de trabalho, possibilitando aos alunos a vivência das tecnologias desenvolvidas pela Finos Trapos em suas metodologias e processos de criação artística.
Temas de abordagem: Teatro de Grupo; Processo Colaborativo de Criação Dramatúrgica;  Produção em Grupo, Captação de Recursos; Matrizes Estéticas e Cena Contemporânea; Cultura Popular.
Membros do Grupo que compõem o elenco do Espetáculo de Repertório SAGRADA PARTIDA/ Foto: Roberto de Abreu





.
Período de Realização:
Aulas – 02 a 30/04
Mostra Cênica: 04 e 05/05
Horários das Aulas:
Segundas e quartas das 19 às 21:30h.
Nº de Vagas Oferecidas:
20 titulares e 05 suplentes

Público Alvo:
A oficina destina-se a intérpretes e encenadores, com idade acima de 18 anos e de experiência mínima comprovada no ramo das Artes Cênicas. 


Carga Horária: 30h

Critérios de seleção dos alunos para ingresso no Oficinão:
1.                  Ter experiência mínima comprovada no ramo das Artes Cênicas nas funções de intérprete ou encenador;
2.                  Ordem de Inscrição;
3.                  Será priorizada a participação de estudantes da Rede Pública de Ensino (Básico ou Superior);
4.                  Integrantes de Grupos de Teatro (amador ou profissional)  também terão prioridade na inscrição;
Thiago Carvalho - Membro do Grupo/ Foto: Érica Daniela

Metodologia e Conteúdos Programáticos:

Os conteúdos a serem abordados no curso obedecerão dois princípios fundantes – a prática e a teoria artística. Estes, estarão organizados em Módulos de abordagem ministrados pelos membros do Grupo Finos Trapos e convidados, em sua maioria Licenciados em Teatro pela Universidade Federal da Bahia, que aturarão como oficineiros. São eles:
Módulo I – “Preparação do Ator e Rotinas de Treinamento em Teatro de Grupo” – será experimentado com os alunos a prática de reconhecidas técnicas de exercícios e jogos teatrais que possibilitem o aperfeiçoamento das principais ferramentas de trabalho do ator.  Tem o objetivo de desenvolver atividades práticas que potencializem o pensar e o fazer teatral como organização de uma arte que se orienta num espaço-tempo, além de realizar atividades práticas de treinamento do ator como, por exemplo, o desenvolvimento de habilidades e competências corporais-vocais, buscando sistematizar exercícios que potencializem e instrumentalizem o seu trabalho e que poderão ser utilizados cotidianamente no trabalho de um grupo.Carga Horária: 10h. 


Módulo II – “Improvisação para o Teatro: Por uma Dramaturgia da Sala de Ensaio” – esse módulo destina-se a exercitar a criatividade e experimentar com os alunos a metodologia de processos de criação artística sistematizada pela Finos Trapos. Através de jogos dramáticos e exercícios de improvisação, partindo de um tema-base os artistas vivenciarão situações dramáticas gerando o material que será organizado e culminará na Mostra Cênica de encerramento do curso. As técnicas do teatro-esporte, os métodos de construção colaborativa de dramaturgia são conteúdos que integrarão esse módulo de abordagem. Carga  Horária: 14h.

Módulo III – “Reflexões sobre a prática de Produção -  Produção em Grupo” – Terá o objetivo de proporcionar aos participantes uma reflexão sobre o  contexto da produção cultural, e a captação de recursos, proporcionando uma capacitação mínima para acessar os mecanismos de financiamentos públicos e privados: editais, projetos, prêmios, patrocínios, parcerias, empréstimos, etc. 
 Carga horária: 06h.

Resultados Pretendidos:
·                    Promover a capacitação de artistas cênicos de grupos de teatro no que se refere a metodologias e modos de encenação e produção em teatro de grupo, tendo como referência os modos de operar desenvolvidos pela Finos Trapos. A partir de então, visa desenvolver também uma consciência crítica acerca das ações de políticas públicas e iniciativas privadas que tais núcleos podem acessar para garantir a subvenção de suas atividades.
·                    A execução de Mostra Didática de encerramento do curso a ser exibida em um Espaço Cênico da cidade.

Inscreva-se já, ainda há tempo! Estaremos recebendo seu currículo até o dia 27 de março no endereço eletrônico oficinaofinostrapos@gmail.com 
_____________________________

SERVIÇO

 Membros do
Grupo - Foto: Tomaz Mota
 
Inscrições: 15 a 27 de março de 2012 através do endereço de email:
oficinaofinostrapos@gmail.com 

Local da Oficina: Centro Cultural Ensaio – Avenida Leovigildo Figueiras – Ed. Pêssego, nº 58 - Garcia
Quando: 02 a 30 de Abril de 2012/ Segundas e Quartas das 19 às 22hs
Quanto: Evento Gratuito
Realização: Finos Trapos Produções
Informações Gerais: Francisco André (Coordenador do Oficinão) (71) 9955-7819 
 ______________



                              

sexta-feira, março 16, 2012

Depois do Falatório Cênico, AFINAÇÕES apresenta: OFICINÃO FINOS TRAPOS!

Falatório Cênico - Teatro SESC Pelourinho/ A esquerda, Deolinda Vilhena e a direita, Adriana  Amorim. Foto: Yoshi Aguiar

Francisco André

Nesta segunda-Feira, dia 12 de março, o Projeto AFINAÇÕES  estreou a todo vapor. Uma calorosa discussão sobre políticas públicas para o desenvolvimento do teatro contemporâneo na Bahia agitou o Teatro Sesc-Senac Pelourinho.  Foram de grande valia, as opiniões das palestrantes Adriana Amorim,  Artista e Professora do Curso de Artes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB,  e Deolinda Vilhena, renomada Produtora paraense, Professora da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, UFBA. 

O evento contou com uma plateia diversificada formada por artistas, produtores, pesquisadores e estudantes do curso de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, que também tiveram a oportunidade de registrar a sua opinião sobre o tema "Dia do Teatro: Comemorar o quê? Políticas Públicas para o Desenvolvimento das Artes Cênicas na Bahia". Foi oportuna também a presença do novo Diretor de Teatro da Fundação Cultural do Estado, o também finotrapiano Roberto de Abreu. 

AFINAÇÕES 2012 - Falatório Cênico / Foto: Yoshi Aguiar


Com isso, a Finos Trapos abriu com brilhantismo os eventos  tradicionais do mês em que se comemora o Dia Internacional do Teatro e o Dia Nacional do Circo (oficialmente instituído dia 27 de março).  É um período importante para as Artes Cênicas na Bahia, onde a classe artística e instituições de fomento à cultura organizam uma programação toda especial. A Finos acredita ter sido importante aproveitarmos essa época para celebrar as conquistas já efetivadas, como também refletir sobre o que ainda pode ser melhorado.


OFICINÃO FINOS TRAPOS - Em Abril! Design Gráfico: Yoshi Aguiar

Pensando em aperfeiçoamento e dando prosseguimento às atividades do projeto AFINAÇÕES, a Finos Trapos anuncia que já se encontram abertas as inscrições para a nossa próxima ação: o OFICINÃO FINOS TRAPOS. Trata-se de uma Oficina de Teatro com carga horária de 30h e com certificação no final do processo, indicada para atores e encenadores com idade acima de 18 anos, com experiência mínima comprovada no ramo das Artes Cênicas.

O período de inscrições vai de 15 a 27 de março. Os interessados deverão encaminhar um breve currículo por email para o endereço eletrônico: oficinaofinostrapos@gmail.com. Serão oferecidas 20 (vinte) vagas. A oficina será distribuída em módulos distintos que proporcionarão um compartilhamento e reflexão sobre o teatro de grupo e o processo colaborativo de criação sistematizado pela Finos Trapos ao longo de sua trajetória. Os ministrantes do Oficinão serão os membros do Grupo de Teatro Finos Trapos e convidados.

_______

O Quê? OFICINÃO FINOS TRAPOS
Inscrições? 15 a 27 de março de 2012
Contato? oficinaofinostrapos@gmail.com
Local da Oficina? Centro Cultural Ensaio - Avenida Lovigildo Figueiras - Ed. Pêssego, 58, Garcia
Quando? 02 a 30 de Abril de 2012/ Segundas e Quartas das 19 às 22h
Quanto? Evento Gratuito

segunda-feira, março 12, 2012

É hoje, dia 12 de Março de 2012...

Salve queridos leitores!

Quem nos acompanha pelo Blog e pelas Redes Sociais da life afora sabe que hoje, é o grande dia...

Impressionante, mas acho que a gente carrega para a vida toda "de artista" esse nervoso que fica horas antes de estrear alguma coisa...
É um frio na barriga! 
Uma agonia...
Evoé para o Falatório Cênico!

Aguardamos a presença de todos lá!

Será uma oportunidade de discutir sobre Políticas Culturais, sobre Teatro e etc e tal...

Abraço em todos!

Polis - Comunicação Afinações

sábado, março 10, 2012

A "Bença", Santo Antônio de Jesus...

Eita! 
"BERLINDO" em Santo Antônio de Jesus - BA. Foto: Yoshi Aguiar
No meio do processo de Produção do Afinações (que vai perdurar por todo o ano praticamente), mais precisamente do FALATÓRIO CÊNICO, nós, os FINOSOS, realizamos no último dia 07 de Março, uma viagem emocionante para Santo Antônio de Jesus, no interior da Bahia.

E põe emocionante nisso hein gente FINA?! Rsrsrsrs... (Piada interna!)
Viajamos para realizar uma apresentação do espetáculo BERLINDO. O evento era uma Feira Pública (Na Pracinha!) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. 

Tudo começou com um sim! 
Não!
O diretor Yoshi Aguiar, minutos antes da apresentação do Espetáculo! Foto: Danilo Cairo
Peraê...
Tudo começou com a viagem até Santo Antônio. Foi divertida, mas tensa, mas engraçada, mas feliz... 
BERLINDO é o último espetáculo produzido e encenado pela FINOS. Estreou em novembro do ano passado e esta foi a nossa primeira viagem com o espetáculo.

A apresentação, marcada para começar às 10h da manhã do dia 08, foi bem bacana, no entanto,demorou de começar por conta de um mega atraso da organização do evento, isso nos deixou um pouco tensos visto que um dos atores precisava viajar para Ilhéus antes das 13h. Pense?

No final, deu tudo certo e "PATTY" embarcou para Ilhéus! Graças à Deus!

É muito bom vaijar em GRUPO. É mais uma oportunidade de aprendizagem, de crescimento profissional e de diversão. E pq não? Toda viagem com GRUPO é muito divertida! E Grupo de Teatro então??? Ah! Tem muita gente que vai ler este post e que sabe muito bem do que eu estou falando... Né não? 

Desejamos VIDA LONGA para Berlindo
O espetáculo agora passará por um processo de transformação, mas voltará em breve para a alegria de todos os eleitores indecisos!  (Risos)

Avante FINOS TRAPOS

Segunda-feira tem FALATÓRIO CÊNICO!

Te esperamos lá!

Abraço!

Polis Nunes

segunda-feira, março 05, 2012

Nossas PRECIOSAS Palestrantes no FALATÓRIO CÊNICO 2012


Boa tarde!
Apresentamos para vocês, queridos leitores e apreciadores do nosso BLOG FINO, informações sobre as PALESTRANTES que irão participar do Falatório Cênico 2012, no próximo dia 12 de Março, às 19h, lá no Teatro SESC SENAC Pelourinho.
Aproveitem então para conhecer um pouco mais das nossas convidadas, pra lá de especiais!
Após a leitura, aguardamos a sua importante presença no nosso evento!

                                ADRIANA AMORIM


Atriz, Profª de Dramaturgia do Curso de Licenciatura em Artes com Formação em Teatro e Dança da UESB, Doutoranda e Mestra em Artes Cênicas pela UFBA, onde estuda os aspectos estéticos do futebol, do ponto de vista cênico e dramatúrgico. É membro do Rebanho de Atores, um dos Grupos fundadores da Cooperativa Baiana de Teatro. Atuou em espetáculos como Solo Compartilhada, Do Cyrano, Os Ovos de Militão e Doralinas e Marias, entre outros. Fez o Curso Técnico de Teatro na Escola Macunaíma em São Paulo, cidade onde trabalhou em vários espetáculos teatrais. É colunista da Revista Beleza Bahia, com as colunas BELEZAS INUSITADAS e FUTEBOL. Alimenta os blogs:www.artedoespectador.blogspot.com e www.futeboldeartista.blogspot.com.

                               





                          DEOLINDA VILHENA



Deolinda Vilhena é Jornalista, Produtora Teatral e Professora Adjunta da Escola de Teatro da UFBA. Doutora em Estudos Teatrais pela Sorbonne; Pós-Doutora em Artes Cênicas pela ECA/USP com estágio pós-doutoral na Universidade de Paris Ouest Nanterre La Défense e especialista em Financiamento e Economia da Cultura pela Universidade de Paris-Dauphine. Atua como pesquisadora na área de Produção, Administração e Gestão Teatral, bem como formação e capacitação dos profissionais na área da cultura. Também é Colunista de teatro do Terra Magazine.


Sejam Bem-Vindas queridas colaboradoras! Será um prazer enorme recebê-las!

Evoé para o AFINAÇÕES!
Evoé para o Falatório Cênico!


Finos Trapos Produções - Juntos somos MAIS!


Núcleo de Comunicação - Polis Nunes